sábado, 15 de março de 2008

Consumo consciente

"Quero produzir menos"

A estilista inglesa Viviene Westwood vem ao Brasil para lançar sandálias com assinatura e prega o consumo consciente

"A GRANDE REVOLUÇÃO DA MODA NO SÉCULO 21 VAI SER O CONSUMO CONSCIENTE. COMPRAR POR COMPRAR É UMA COISA TERRÍVEL.EU MESMA QUERO COMEÇAR A PRODUZIR MENOS. SE AS PESSOAS NÃO SE CONSCIENTIZAREM DISSO, O MUNDO VAI ACABAR". Foi assim que a estilista inglesa Viviane Westwood encerrou sua coletiva, na quinta-feira (17)( Janeiro), na Bienal, em São Paulo, por ocasião do lançamento de dois modelos de sandálias desenhados por ela para a marca Melissa.(...)
Bom, segundo a revista Quem, a declaração pode até parecer um contrasenso, já que ela ganha a vida vendendo suas criações. Foi exatamente isso que pensei assim que comecei a ler a reportagem. Ela pode até dizer que vai produzir menos, mas veio para o Brasil lançar sandálias com sua assinatura...
Nesse mundo capitalista é meio hipócrita dizer que "comprar por comprar é uma coisa terrível". A verdade é que se quem faz não parar de produzir não vamos parar de comprar. Num mundo cada dia mais globalizado, a divulgação da moda está cada vez maior, seja em outdoor, comerciais, revistas, catálogos etc o que torna inevitável o consumismo, já que essa é a intenção: consumir, consumir, consumir. Até mesmo a classe "C e D" estão tendo acesso ao que antes era restrito a classe média e alta. Cabe aos estilistas ou aos que querem parecer "bonzinhos" produzirem produtos ecologicamente corretos e com durabilidade.
Eu concordo em parte com o que diz Vivienne Westwood, pois acho que a moda está em constante evolução e não vai ser a diminuição de produção que vai fazer com que compremos menos e sim a divulgação do: consumo consciente. Sou meia suspeita em falar desse assunto, pois sou sim consumista, mas também amo a natureza e o que for preciso fazer para salvar o mundo eu faço.




















Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...